Arte
“Não existem duas crianças iguais, de fato , cada criança difere do seu eu anterior à medida que constantemente cresce, compreende e interpreta o seu ambiente. A criança é um ser dinâmico; para ela a Arte é uma comunicação do pensamento.“
(Viktor Lowenfeld)
Expressão Corporal
"Que possamos garantir o direito das crianças de viver suas infâncias pintadas pelo pó da terra e perfumadas pelo cheiro das folhas"
(Paulo Fochi)
Inglês
“O desenvolvimento da fala e o desenvolvimento cognitivo do ser humano serve como base sólida das recentes tendências na linguística aplicada em direção à metodologia de ensino de línguas estrangeiras mais naturais e humanas, mais comunicativas e baseadas na experiência prática, cuja vivência em todos os momentos é fundamental”.
(Vygotsky)
Linguagem Oral e Escrita
Linguagem Oral e Escrita
“A alfabetização passa a ser uma tarefa interessante, que dá lugar a muita reflexão e a muita discussão em grupo. A língua escrita se converte num objeto de ação e não de contemplação. É possível aproximar-se dela sem medo, porque se pode agir sobre ela, transformá-la e recriá-la.
Matemática
Como a numeração escrita existe não só dentro da escola, mas também fora dela, as crianças têm a oportunidade de elaborar conhecimentos a cerca deste sistema de representação muito antes de ingressar no 1º ano. Produto cultural, objeto de uso social cotidiano, o sistema de numeração se oferece à indagação infantil desde as páginas dos livros, a listagem de preços, os calendários, as regras, as notas da padaria, os endereços das casas…
(Delia Lerner)
Música
“Som é tudo que soa! Tudo o que o ouvido percebe sob a forma de movimentos vibratórios. Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia , do universo em movimento e indicam situações ambientes, paisagens sonoras: a natureza, os animais, os seres humanos e suas máquinas traduzem, também sonoramente, sua presença, seu “ser e estar”, integrado a todo orgânico e vivo deste planeta”.
(Teca Alencar de Brito)
Natureza e Sociedade
“São fúteis e cheias de erros as ciências que não nasceram da experimentação, mãe de todo conhecimento”.
(Leonardo da Vinci)
Yoga
Ao movimentarem-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo
(BRASIL, 1997, p. 15).