Colégio

Colegio infantil Sorocaba Berçario Sorocaba



Colegio particular Sorocaba Educaçao infantil Sorocaba



Colegio infantil Sorocaba Berçario Sorocaba



Colegio particular Sorocaba Educaçao infantil Sorocaba



Área Restrita
Nossa Proposta


"Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados têm sempre um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. 
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado".

(Rubem Alves)

 

 

Base Filosófica e Inspirações

O Colégio Quintal da Vila desenvolve sua filosofia educativa por meio de um estudo constante, buscando sempre se atualizar e se inspirar em práticas educacionais bem-sucedidas, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Essa abordagem permite que a escola se mantenha conectada às tendências contemporâneas da educação, promovendo um ambiente de aprendizado inovador e relevante.

 

Proposta Pedagógica

A proposta do colégio é proporcionar aos alunos uma construção sólida do conhecimento, em um ambiente onde as relações sociais são valorizadas e cuidadas. A estrutura curricular é dinâmica e flexível, permitindo que questões atuais e importantes da contemporaneidade sejam integradas ao cotidiano escolar, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos estudantes.

 

Fundamentos Metodológicos

O trabalho pedagógico é fundamentado em projetos, ancorados em teorias relacionadas ao pensamento complexo e às perspectivas interdisciplinares. Essa abordagem favorece a resolução de problemas e incentiva a integração de diferentes áreas do conhecimento, estimulando o pensamento crítico e criativo dos alunos.

 

Dinâmica das Atividades

As atividades propostas equilibram momentos de trabalho individual e coletivo, criando oportunidades para que os alunos enfrentem diferentes desafios e façam escolhas. Esse equilíbrio permite que cada estudante se reconheça, identifique suas preferências, compreenda suas diferenças em relação aos outros e reflita sobre as consequências de suas escolhas.

 

Desenvolvimento Pessoal e Autoconhecimento

Gradualmente, conforme a faixa etária, os educadores propõem desafios que incentivam o autoconhecimento, o respeito às diferenças e a tomada de decisões conscientes. Esse processo é conduzido de forma cuidadosa, valorizando o desenvolvimento integral de cada estudante.





Compartilhar: