“A alfabetização passa a ser uma tarefa interessante, que dá lugar a muita reflexão e a muita discussão em grupo. A língua escrita se converte num objeto de ação e não de contemplação. É possível aproximar-se dela sem medo, porque se pode agir sobre ela, transformá-la e recriá-la. É precisamente a transformação e a recriação que permite tal apropriação".
(Emília Ferreiro)
Objetivo Principal
O objetivo central de nosso trabalho é aproximar as crianças dos diversos usos sociais da oralidade, da leitura e da escrita. Essa aproximação ocorre de maneira integrada e complementar, permitindo que cada linguagem contribua para o desenvolvimento infantil em diferentes aspectos.
Potencialização dos Aspectos das Linguagens
Ao integrar oralidade, leitura e escrita, buscamos potencializar os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças. Essa integração se dá por meio de situações variadas, todas relacionadas ao ensino da linguagem.
Situações de Ensino da Linguagem
As crianças são envolvidas em atividades como ouvir boas histórias, poemas e parlendas, além de experimentar a escrita, mesmo que ainda de forma não convencional. Essas vivências permitem que elas compreendam o funcionamento de leitores e escritores competentes, desenvolvendo habilidades essenciais para sua formação.