Colégio

Juliana Miramontes de Lima

Coordenadora pedagógica

Juliana Miramontes de Lima Colegio infantil Sorocaba Berçario Sorocaba

Minha infância foi como um conto de encantamento, minha mãe, uma verdadeira fada que transformava folhas, galhos, argila e bolinhas de sabão nas melhores brincadeiras do mundo para mim e minha irmã mais velha.

Meu pai era o guardião do tesouro, o duende, que se encarregava de trabalhar e nos prover uma vida boa e feliz.

Minha avó paterna era a rainha, que morava em um castelo com o rei, um castelo encantado no qual tive o privilégio de visitar sempre, no qual a magia acontecia em forma de histórias e canções.

Minha rainha era uma verdadeira Contadora de Histórias e meu rei, um Bobo da Corte, sempre nos fazendo rir.

Ainda pequena sabia que herdaria o dom de minha mãe e minha avó, sabia que construiria uma casa com amor e não com tijolos, que iria dirigir uma carruagem e não um carro, que encontraria sapos e bruxas, mas que após a tempestade poderia contemplar o arco íris.

Sempre soube o que queria ser... uma “FAZEDORA DE SONHOS”. Escolhi inventar canções e histórias em meio a rodas alegres, ao invés de silabar em frente a cadeiras enfileiradas.

Acredito muito em DOM, como descreve Manoel de Barros:

“Vou ajeitar a você̂ um dom: Vou pertencer você para uma árvore. E pertenceu-me. Escuto o perfume dos rios. Sei que a voz das águas tem sotaque azul. Sei botar cílio nos silêncios. Para encontrar o azul eu uso pássaros. Só́ não desejo cair em sensatez. Não quero a boa razão das coisas. Quero o feitiço das palavras”.

Claro que ninguém se forma com diploma de “Fazedora de Sonhos”, por isso escolhi fazer magistério e na sequência; cursei graduação em pedagogia. Além de amar as crianças e entendê-las como grandes protagonistas na arte de ser feliz, precisava protegê-las das grandes máquinas de silabar.

Trabalhei por vinte e três anos como professora na educação infantil e no fundamental I, entre essas tarefas me dividia em coordenação pedagógica, contadora de histórias, criadora de apostilas infantis. Ministrei cursos e o principal, sou mãe de três lindas crianças.

Nesse tempo também me aperfeiçoei em vários cursos de formação, como os de contação de história e literatura infantil.

Cursei pós-graduação em Arte Cênica - Arte de Contar Histórias, iniciei uma busca frenética por cursos de musicalização de bebês e musicalização infantil.

Atualmente, curso pós-graduação em Musicoterapia, e por sentir necessidade de estar em roda com crianças, ainda dou aulas de musicalização e contação de histórias.

Aqui no nosso Quintal, sou coordenadora pedagógica e sonho junto com a equipe de professores, assim como Manoel de Barros acreditava, que a infância é um território de liberdade e que devemos aplicar o “criançamento” das palavras, ou seja, revolucionar a linguagem da forma como ela nos é apresentada, fazer dela um cenário de brincadeira.